Google+ O Elton Max: Resenha - Divergente

Social Icons

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Resenha - Divergente

Olá, vamos a primeira resenha escrita aqui do blog. Para quem não sabe, já resenhei este livro em vídeo, você pode ver clicando aqui.

Livro: Divergente
Editora: Rocco
Autora: Veronica Roth
Linguagem: YA (Juvenil)
Onde comprarSaraiva - Submarino

Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto...




 Opinião 

 Divergente nos apresenta um mundo dividido em cinco facções (como você leu na sinopse acima), Abnegação - Composta pelos mais altruistas da sociedade, Amizade - Composta pelos que declaram a amizade como mais importante, Audácia - Os corajosos e destemidos, Franqueza - Os que são sinceros a qualquer custo e Erudição -Os mais sábios e inteligentes da cidade. Com essa divisão o livro nos diz que a cidade passou a viver em paz e tranquilidade, não haviam mais assassinatos e tudo era organizado. 

O livro já falha em um ponto neste sentido, logo de cara. Em momento algum o livro nos explica a origem das facções e também não nos dá uma linha do tempo. A unica explicação  para a origem das facções, é algo muito mais filosófico do que historico.


Beatrice - Personagem principal, nasceu e foi criada na Abnegação, mas logo no inicio percebemos que ela não se encaixa completamente nessa facção. Temos uma rápida passagem em como a família de Beatrice age, mas o foco inicial é apenas a iniciação de Beatrice.Todo adolescente que completa 16 anos precisa escolher a qual facção ele quer pertencer, em uma cerimonia de iniciação (Jogos Vorazes? Dezesseis Luas?). Antes da escolha de fato, cada um faz um tipo de teste de aptidão, que faz com que a escolha seja um pouco mais fácil, mostrando com que facção você se parece mais. 
Com Beatrice, é claro, as coisas são diferentes. Ela não demonstrou caracteristicas suficientes no teste, para apenas uma facção e isso faz ela ser uma Divergente.

Não, ser Divergente não é um título de herói e lemos aquela velha frase :"Você corre perigo".  Beatrice precisa guardar segredo de que é Divergente e ninguém no mundo pode saber disso. Para a sorte de Beatrice, a pessoa que realizou o seu teste de aptidão, era uma pessoa do bem e apagou esses resultados. Beatrice finalmente escolhe uma facção X, mas não, quando você escolhe uma facção não significa que você já entrou, existe ainda a iniciação de cada facção.
Temos então todos os problemas que Beatrice enfrenta na iniciação de sua nova facção, além de descobrirmos que ser Divergente envolve algo muito mais obscuro.

Bom,  livro é interessante, mas não é a melhor das distopias. Certas partes do livro, como mostrei algumas acima, parecem ter sido escritas as pressas ou acrescentadas com o tempo. O livro não tem absolutamente nada de novo e algumas coisas são meio desnecessárias dentro do enredo, por exemplo, a facção da Amizade que parece não ter sentido nenhum dentro daquela sociedade. 
Beatrice, por outro lado, é uma personagem que me interessou bastante. A autora não precisou colocar uma típica menina insegura, atrapalhada e feia para ganhar algum sucesso com as adolescentes, o que é ótimo. 
Tudo no livro acontece de forma rápida, até as tragédias, que são extremamente exageradas. O romance é uma das partes legais do livro, daqueles que te fazem suspirar e ter aquela vontade de saber se eles ficarão juntos ou não.

O final é daqueles típicos de livros com continuação, então não temos um final extreamente satisfatório. A continuação de Divergente  se chama Insurgente, mas ainda não está a venda no Brasil.

Recomendo o livro para quem quer passar um tempo, gosta de distopias e não liga para livros meio superficiais. 

Nota para o livro : *****









0 comentários:

Postar um comentário