Google+ O Elton Max: Parceria ou ilusão ? Motivos para repensar sobre sua inscrição para parceria.

Social Icons

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Parceria ou ilusão ? Motivos para repensar sobre sua inscrição para parceria.

Pensei bastante antes de escrever esse texto, basicamente por dois motivos: 1) Acho que tem muito blog falando sobre esse assunto e 2) Não quero que me considerem sensacionalista ou oportunista, mas tem certos momentos que não dá pra deixar passar.





Uma prática muito comum hoje em dia, é a de blogs se inscreverem para parceria com editoras e autores. Se você não faz ideia do que se trata, é basicamente um acordo entre o blog e a editora/autor em que é fornecido um livro para o blogueiro, e ele se compromete a fazer uma resenha e dar sua opinião sobre o mesmo. Até alguns anos atras, essa pratica era muito pouco conhecida, e geralmente o contato para parceria era feito de forma contrária,ou seja, a editora entrava em contato com o blogueiro e enviava os livros para que as histórias fossem divulgadas.

Tudo começou a mudar quando aconteceu o BUUM de blogs e canais literários. Gradativamente o numero de blogs voltados especificamente para livros foi aumentando, e consequentemente mais pessoas ficaram sabendo sobre as tais parcerias. O ponto mais deslumbrante da parceria, é exatamente o fato de receber livros de graça. Nada melhor do que ler o que você gosta e não precisar pagar nada por isso, certo?
Pois então, as editoras começaram a receber uma quantidade enorme de pedidos de parcerias, e precisaram criar regras e dificultar um pouco essa história.

Hoje nós temos seleções realizadas pelas maiores editoras, algumas com dezenas de milhares de inscrições.
Existe até uma grande polêmica com relação aos blogs novatos, que parecem ser criados apenas com o objetivo de conseguir livros de graça. Claro que nem todos entram nessa regra, mas realmente é um pensamento que atinge  pelo menos 99% dos blogueiros.

As editoras, claro, tem sua parcela de culpa. Pensa só, que grande maravilha é ter um livro divulgado em centenas de blogs, gratuitamente! E melhor, as pessoas se matam pra conseguir divulgar os seus livros, imploram pela parceria e enchem a sua bola a todo instante! É a formula mágica.

A verdade é que muitos blogueiros estão caindo nessa enorme teia das editoras. Perdem o amor próprio, e acabam se vendendo por qualquer trocado. E o pior, as editoras hoje estão ficando cada vez mais exigentes. As que antes eram consideradas super legais, que aceitavam parcerias com blogs pequenos, hoje exigem um numero de caracteres específicos nas resenhas, mais de 5 mil acessos por mês, mais de 2 mil seguidores e um numero especifico de postagens por semana.

Os blogueiros estão esquecendo o valor de uma critica. Estão esquecendo em como formar opinião é uma coisa absurdamente importante.

Ao fechar uma parceria com uma editora,você está praticamente fechando um contrato de trabalho. Você precisa cumprir uma série de exigências para entrar na empresa, depois precisa cumprir com suas responsabilidades no trabalho e por ultimo recebe o salário da empresa (alguns livros por mês). Será que realmente você assinaria um monte de contrato de trabalho por aí, sem ao menos ter certeza de que  seu salário  é equivalente ao seu trabalho?

Enfim, estou aqui para criar essa duvida na sua cabeça. Será que parceria é uma coisa realmente importante e obrigatória? Será que a editora merece que você realize aquela divulgação?  Será que receber um livro de graça vale isso tudo?

Vamos repensar o nosso valor. Somos blogueiros e somos importantes SIM.

19 comentários:

Postar um comentário