Google+ O Elton Max: Parceria ou ilusão ? Motivos para repensar sobre sua inscrição para parceria.

Social Icons

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Parceria ou ilusão ? Motivos para repensar sobre sua inscrição para parceria.

Pensei bastante antes de escrever esse texto, basicamente por dois motivos: 1) Acho que tem muito blog falando sobre esse assunto e 2) Não quero que me considerem sensacionalista ou oportunista, mas tem certos momentos que não dá pra deixar passar.





Uma prática muito comum hoje em dia, é a de blogs se inscreverem para parceria com editoras e autores. Se você não faz ideia do que se trata, é basicamente um acordo entre o blog e a editora/autor em que é fornecido um livro para o blogueiro, e ele se compromete a fazer uma resenha e dar sua opinião sobre o mesmo. Até alguns anos atras, essa pratica era muito pouco conhecida, e geralmente o contato para parceria era feito de forma contrária,ou seja, a editora entrava em contato com o blogueiro e enviava os livros para que as histórias fossem divulgadas.

Tudo começou a mudar quando aconteceu o BUUM de blogs e canais literários. Gradativamente o numero de blogs voltados especificamente para livros foi aumentando, e consequentemente mais pessoas ficaram sabendo sobre as tais parcerias. O ponto mais deslumbrante da parceria, é exatamente o fato de receber livros de graça. Nada melhor do que ler o que você gosta e não precisar pagar nada por isso, certo?
Pois então, as editoras começaram a receber uma quantidade enorme de pedidos de parcerias, e precisaram criar regras e dificultar um pouco essa história.

Hoje nós temos seleções realizadas pelas maiores editoras, algumas com dezenas de milhares de inscrições.
Existe até uma grande polêmica com relação aos blogs novatos, que parecem ser criados apenas com o objetivo de conseguir livros de graça. Claro que nem todos entram nessa regra, mas realmente é um pensamento que atinge  pelo menos 99% dos blogueiros.

As editoras, claro, tem sua parcela de culpa. Pensa só, que grande maravilha é ter um livro divulgado em centenas de blogs, gratuitamente! E melhor, as pessoas se matam pra conseguir divulgar os seus livros, imploram pela parceria e enchem a sua bola a todo instante! É a formula mágica.

A verdade é que muitos blogueiros estão caindo nessa enorme teia das editoras. Perdem o amor próprio, e acabam se vendendo por qualquer trocado. E o pior, as editoras hoje estão ficando cada vez mais exigentes. As que antes eram consideradas super legais, que aceitavam parcerias com blogs pequenos, hoje exigem um numero de caracteres específicos nas resenhas, mais de 5 mil acessos por mês, mais de 2 mil seguidores e um numero especifico de postagens por semana.

Os blogueiros estão esquecendo o valor de uma critica. Estão esquecendo em como formar opinião é uma coisa absurdamente importante.

Ao fechar uma parceria com uma editora,você está praticamente fechando um contrato de trabalho. Você precisa cumprir uma série de exigências para entrar na empresa, depois precisa cumprir com suas responsabilidades no trabalho e por ultimo recebe o salário da empresa (alguns livros por mês). Será que realmente você assinaria um monte de contrato de trabalho por aí, sem ao menos ter certeza de que  seu salário  é equivalente ao seu trabalho?

Enfim, estou aqui para criar essa duvida na sua cabeça. Será que parceria é uma coisa realmente importante e obrigatória? Será que a editora merece que você realize aquela divulgação?  Será que receber um livro de graça vale isso tudo?

Vamos repensar o nosso valor. Somos blogueiros e somos importantes SIM.

19 comentários:

  1. Amei o post, Elton. Achei bem legal você colocar em discussão esse tipo de assunto. Na minha opinião a crítica é a melhor forma de elogio .

    ResponderExcluir
  2. Yeeeeeeey! Isso ai, somos importantes siiim!! Haha! Isso aí, Elton, acho realmente que a dúvida deve ser colocada na mesa... Devemos começar a incutir a ideia de que nós, blogueiros, realmente somos importantes para essas editoras, e também que ser blogueiro é coisa séria, e abrir um blog só pra ganhar livros é no mínimo estúpido! Haha!
    Os que levam o blog a sério devem ser vistos pelas editoras como uma parte da equipe, já que eles exigem tanto! 5mil visitas por mês, 2mil seguidores? Desde quando isso é fácil de conseguir? Se for assim, que ao menos nos valorizem, já que somos gratos por receber os livros!! E se não dão valor, entao que os blogueiros se tornem seletivos como eles!

    ResponderExcluir
  3. Pois é! É exatamente esse o objetivo! Algumas pessoas ficam tão iludidas só pelos 'livros gratuitos' que nem sequer pensam que isso talvez não seja suficiente. Uma hora a mesa vira, espero rsrs
    Bjs Ligia!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Blog lindo! Parabéns!

    Achei o seu post super importante porque além de montar uma crítica embasada em bons argumentos, você ressaltou a importância das pessoas que se propõe a passar um tempo lendo e depois resenhar, mas que encaram isso com a devida responsabilidade.
    Eu comecei o meu blog como um depósito de opiniões mesmo, sempre gostei muito de ler e meus amigos não gostavam tanto então eu precisava conversar sobre aquilo que eu lia.
    Depois de um tempo, o blog foi crescendo um pouquinho e ai eu pensei sobre a parceria, mas como eu cuido dele sozinha, eu pensei bastante meeesmo antes de tentar. Afinal, eu tinha que ter certeza que daria conta.
    Hoje o blog tem parceria com duas Editoras, e isso depois de 2 anos, porque eu acho essencial só arcar com as responsabilidades que eu posso mesmo carregar.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/sosdeamiga
    @Julymg2

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Eu já desisti de algumas parcerias, só não desisti da novo conceito pq ela é linda hahahahah E lógico que ganhar livros é tudo de legal, quem não vai querer? Sabe essas exigências todas, esse montão de blogs iguais ou blog que só postam três coisas: resenhas, reclamações e lançamentos do mês, pra mim são todos blogs de mi mi mi, é blog pequeno, não de numero mais de conteúdo, então nem ligo. Quanto mais bagunça em torno dos livros melhor. É o que sempre digo, como vamos fazer para o nosso blog ser notado? O que vc quer passar com seu blog? Tem gente que só quer falar sobre livros, outros querem realmente compartilhar conhecimento, a gente filtra aqueles que valem a pena e vamos em frente. Tipo aquele blog Fala Urupês a ideia dela é ótimo, é um blog realmente sério, que vale a pena. Quanto as parcerias, logo vc consegue as suas e vai ver que é mais difícil do que parece, é mais uma obrigação, ter que ler, resenhar, não é tão divertido quanto parece. como vc disse é um trabalho, assim como ter blog, muita gente desiste...
    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Ei Elton, tudo bem?


    Bem, por onde começar. Sim, acho que algumas editoras ultrapassam uma linha tênue entre o que é "aceitável" de se exigir. Fico chateada quando exigem numero x de seguidores e número Y de meses de existência. Muitos blogs que não tem um ano tem qualidade muito boa. Não é porque o blog é novo que ele não tem visitação, que o trabalho do blogueiro é ruim. Isso dói, sabe? Todo o dia, às vezes pra lá de duas da manhã eu to escrevendo um post pro blog e vem uma editora e acha que só porque meu blog tem 7 meses ele não é "páreo" para blogs com quatro anos de vida que faz só cinco linhas de resenha? Fala sério né?! Outra coisa é querer avaliar layout. Mano, na moral, você pode dar pontos a mais para o blog que atualiza todo o dia, mas não para quem tem o melhor "layout" porque isso é relativo, isso varia de gosto. Uma coisa é vc avaliar a organização do layout (tem uns super poluídos), outra coisa é você avaliar se o layout é bonito, se as cores estão em harmonia, etc, isso não é válido, onde já se viu?! Outra coisa, exigir número X de vídeos no canal. ALOOOOWWWWW, eu tenho um BLOG e não um VLOG. O Canal é um COMPLEMENTO o que não significa que eu tenho a obrigação de postar lá todos os dias, toda a semana!!!! Se eu quisesse fazer videos todos os dias ou 1) eu seria uma desocupada (pq nem vlogs são atualizados diariamente) 2) eu não teria perdido o meu tempo criando um blog, pagando um layout e o caramba!!!


    Enfim, acho que já falei demais ;)


    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel, obrigado pela participação!
    O seu comentário reflete o sentimento de MUITA gente. Mas poucos tem coragem de dizer. Também acho muito desnecessário avaliar o layout do blog, exigir VLOG (como se todo blogueiro fosse obrigado a se sentir a vontade fazendo videos) e ainda exigir um numero de vídeos semanais. Tipo, é absurdo isso. Não vale a pena mudar tudo no seu blog, no seu hobbie, pra ganhar alguns livros de graça, ou pior, participar de um sorteio entre varios blogs. Espero que com o tempo os blogueiros RECLAMEM mais mesmo, e percebam que o trabalho do blogueiro é muito importante na divulgação do livro. Aí as editoras abaixam a bola! ahaha
    Obrigado pela visita mesmo <3
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela participação July!
    Essa conscientização que é importante antes das inscrições pra parceria!
    Sucesso com o blog *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. A conscientização antes da inscrição pra parceria que é importante. Muita gente vai na fome de livros gratis e não percebe que tá trabalhando no 'marketing' da editora. rsrs
    Obrigado pelo comentário Fê!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Excelente, Elton. Hoje em dia as empresas tem colocando várias regras para poderem fechar parcerias. Não acho de todo ruim, mas acho absurdo quando vejo que fecharam parceria com um blog com um conteúdo horrível só porque esse blog possui 3 mil seguidores. Que muita das vezes nem são leitores do blog, só estão alí porque uma vez participaram de um sorteio.
    Isso sem dúvida nenhuma é muito chato.
    Acho que poderiam fechar parcerias não pelo números de seguidores mas pelo nível e qualidade das postagens.
    Enfim, gostei da postagem.
    Beijinhos
    www.llaranjas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Pois é Elton. Eu já não faço mais parcerias com autores, só mantenho os que tenho, o motivo? Simplesmente fiquei internada e óbvio que o blog ficou parado (já que sou sozinha) e quando voltei, uma "assessora" de autores começou a me cobrar divulgação dos livros que tinha me enviado. Eu não pedi livros a ela, ela que simplesmente me enviou, veio atrás de mim... Enfim, tive que explicar o que aconteceu ela não quis saber, pediu que eu priorizasse os autores e fizesse uma entrevista.... Fiquei indignada porque o blog é meu e eu que resolvo o que e quando eu posto. Na hora fiquei super magoada e com raiva dos autores, mas depois pensei bem e, de repente, eles nem sabiam de nada... Mas deixei pra lá e postei logo pra ficar livre... Mas é fogo!!

    Beijocas
    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ou Elton

    Nossa você disse tudo e mais um pouco, e adorei.Tenho o meu blog a 11 meses , ja tentei parcerias , mas é claro que não consegui. Mas também não esquento muito a cabeça com isso não, morro de vergonha de fazer um vídeo, e acho que um livro de graça é realmente muito pouco para passar por esse "trauma", não vou fazer um vlog só por causa de uma parceria. Faço muita promoção no meu blog , mas compro tudo com o meu dinheiro (ou livros que ganhei em sorteios e que não pretendo ler), e isso me dá o direito de dizer o que eu realmente acho do livro que li. Sem ficar com a consciência pesada ou achar que vou perder a parceria por ter sido sincera com a minha resenha. Então como não me importo em gastar um pouquinho do meu salário para fazer a alegria dos meus seguidores, que com tanto carinho , comentam nas minhas postagens, acho que vai continuar tudo como está mesmo. Acho muito importante fazer as coisas por prazer e não só pela obrigação.

    Bjs

    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Isso aí Adriana! Você tocou em um ótimo ponto que eu esqueci de comentar no post, o medo de falar mal de um livro de parceria. Chega a ser motivo pra não dormir kkkkk
    Muito melhor fazer as coisas sem cobrança, com liberdade pra fazer e falar o que quiser.
    Parabéns pelo blog! Volte sempre!
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Pois é, é uma cobrança que chega a ser absurda. Claro que alguns autores e 'assessores' conseguem lidar muito bem com isso, mas o seu caso mostra que muitos já estão olhando pra isso como uma simples oportunidade de divulgar o livro gratuitamente. Se essa obrigação fosse explicada no inicio da parceria, tudo seria facilitado, mas não... as linhas pequenas nem existe. rsrs

    Sucesso com o seu blog sempre Pri, e muita saúde!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Pois é, os numeros valem mais pra algumas editoras, porque é garantia de uma maior divulgação. Acho que a qualidade deveria ser a principal avaliação né...
    Obrigada pelo comentario, volte sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Cara gostei muito desse post, eu não faço resenhas e nem parcerias no meu blog, o que você falou é verdade, muitas vezes entro em um blog para ler um texto interessante e não acho.

    Publiquei meu livro, se puder dar uma passadinha lá no blog
    fiz uma matéria sobre. Segue o link abaixo:

    http://www.blogdojoseagenor.com.br/2013/10/livro-o-caminho-do-renascer-jose-agenor.html

    José Agenor

    ResponderExcluir
  17. Oi Elton,

    tudo bem?

    Vou dar meu depoimento: Eu simplesmente adoro ler!!! E a emoção e satisfação que tenho ao ler uma boa história, não tem preço!!! Por isso criei o blog para compartilhar esse sentimento com outros que também gostem de ler.

    Eu divulgo aquelas histórias com as quais me identifico e procuro autores parceiros que me acrescentem, nunca me arrependi, pois como eu vou atrás do gênero que eu gosto, não corro o risco de falar sobre o que não me agrada.

    Se algumas editoras não conseguem valorizar essa atitude, é uma pena. Ainda bem que não são todas.

    Mas como o meu objetivo é continuar viajando no mundo criado pelos autores, sigo em frente...

    beijos.

    Cila- Leitora Voraz

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Realmente concordo em alguns pontos com sue post, eu me inscrevi para algumas parcerias e fico desejando que consiga, mas sei que as chances são minimas, porque não tenho um blog com muito seguidores e geralmente as editoras não olha o conteúdo e a qualidade dos posts.
    A questão é:
    Ganhar livros de graça é bom? Sim, lógico
    Ganhar livros de graças com kits lindos de deixar qualquer um com inveja é bom? É ótimo.
    Mas acho que acaba com a naturalidade das resenhas, de certa forma você fica incumbido de fazer uma divulgação do livro e da editora, você fica meio que obrigado a fazer uma resenha positiva, só porque a editora te mandou o livro de graça.
    Eu não quero e não vou me submeter a tal coisa, ler e escrever resenhas sobre os livros é um enorme prazer pra mim e não considero isso um trabalho, mas também não vou me obrigar a gostar dos livros só porque eu os recebi!

    Parabéns pelo seu post, vou acompanhar sempre seu blog!

    www.estandybooks.com

    ResponderExcluir