Google+ O Elton Max: Vamos falar de distopias ?

Social Icons

terça-feira, 21 de maio de 2013

Vamos falar de distopias ?



Oi pessoal, tudo bem com vocês ?
Hoje estava falando com um leitor do blog, e ele me pedia dicas de livros de ação, com aventura etc. Logo citei distopias e recebi uma lista de perguntas do tipo :" O que é uma distopia ?", "São livros de apocalipse ?", "São livros femininos ?". Então decidi fazer uma postagem aqui falando um pouco mais sobre o assunto.
'Bora' discutir ?





O que são distopias ?

Decidi começar pela pergunta mais frequente. Pra saber o que é uma distopia, você precisa saber o que é uma utopia primeiro, já que a distopia é simplesmente o oposto da utopia.

Utopia é basicamente aquele universo maravilhoso, futurista ou simplesmente paralelo. Geralmente é retratada como uma sociedade altamente desenvolvida e que funciona. Não é atoa que a origem da palavra 'utopia vem do grego οὐ, "não" e τόπος, "lugar", portanto, o "não-lugar" ou "lugar que não existe".



-Tá bom Elton, então se a distopia é o contrário de utopia, então a distopia é uma sociedade imperfeita, ou seja, o que a gente vive atualmente. Certo ?

Quase isso. A distopia é geralmente retratada como uma sociedade que tenta ser 'utópica', mas não consegue. Totalitarismo, ditadura,autoritarismo e controle abusivo e absoluto, são características  da distopia.

Pense em uma sociedade que parece perfeita, todos são aparentemente felizes e conseguem sobreviver, mas por trás disso, todos são absolutamente controlados por um governo. As ações são medidas e nada pode sair do lugar. Isso é uma distopia, uma sociedade que parece que funciona, mas na verdade é o contrário.

Geralmente as histórias distópicas, apresentam alguma ligação com o mundo real, com uma espécie de crítica.


Exemplos de livros distópicos 

Cena de Jogos Vorazes [Filme baseado na obra de Suzanne Collins]


Temos vários exemplos na literatura atual, como 'Jogos Vorazes', que é um grande sucesso e retrata claramente uma distopia. Além disso temos a série 'Feios', que apresenta uma distopia em que todos devem ser perfeitos, 'Legend', 'A Hospedeira'... Entre outros.

Existem livros nacionais distópicos também e posso citar o 'Cyber Brasiliana', que mostra um Brasil dominante na economia e uma realidade alternativa na internet.


Enfim, espero ter esclarecido algumas coisas pra algumas pessoas.
Nos vemos na próxima postagem.
Abraços.

23 comentários:

  1. Oi Elton! Olha, eu descobri o significado dessa palavra a pouco tempo, nunca entendia o q queriam dizer com distopia! Hahhaa! O que me deixa mais chateada é que temos muitas distopias antigas muito interessantes, e ninguém conhece! A revolução dos bichos é uma que eu realmente gosto! E acho que das atuais, JV ainda é minha preferida! Estou esperando Divergente acabar, para ver se eu gosto tanto! =D

    Adorei o post! ;]

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário, Ligia. Divergente é muito boa, eu gostei, apesar de a autora ser meio exagerada. Ainda não tive a chance de ler Jogos Vorazes completamente, mas em breve conseguirei, espero.

    Beeijos :D

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li Jogos Vorazes, mas to tentando terminar As crônicas de Gelo e Fogo, mas aquele livro não tem fim! D: KKKKKKKKKKKKKKKK

    Muito bom esse post, eu mesma não sabia o que isso; foi bastante esclarecedor c:

    Ah, eu também estou participando do amigo Secreto de
    Blogueiros :D E também é a minha primeira visita no seu blog, rs. Achei aqui
    muito bacana. Já dei meu like na sua fanpage e sigo o blog no
    GFC, haha.

    Voltarei mais vezes. Beijos :*

    www.november92.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Luuh! Fico feliz que tenha gostado da postagem :D

    To adorando o amigo secreto rs, vou fazer uma visita ao seu blog.
    :D Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Passei pra visitar seu blog pela listinha do amigo oculto!
    Desde que soube o que eram distopias fiquei muito interessada em lê-las..
    Já comprei JV, Laranja Mecânica e estou tentando comprar mais hahahaha
    Adorei seu post!
    Tem post novo!
    Beijão

    Endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hey! o/
    Conheci seu blog pela listinha do Amigo Secreto, adorei e já estou seguindo!

    Distopias sao sem duvidas meu genero favorito, acho que ja li todas com exceçao dessa Cinder, que é nova! E Partials, que ja ta na estante! Hehe podia lançar bem mais, se fosse por mim!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Estou te fazendo uma visita e também estou participando do
    nosso Amigo Secreto!

    Adorei o seu blog. Parabéns!

    Beijos!



    Café com Leituras!

    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Também amo Distopias. Já leu Divergente e Insurgente ?
    *-*
    Obrigado pela visita rsrs

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado pela visita.
    Vou passar no seu blog *-*

    ResponderExcluir
  10. Fiquei apaixonado pela versão hardcover de Laranja Mecânica... Acho que vou incluir na minha lista haha
    Muito obrigado pela visita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Conheci o seu blog pelo Amigo secreto.
    Já estou seguindo.
    Parabéns pelo blog.
    Beijinhos.

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Elton! estou visitando os blogs participantes do amigo secreto e adorei o teu! e esse post foi super informativo pra mim haha eu não sabia assim preto no branco o que era distopia! eu só sei por alto e tals que Jogos Vorazes é uma, A Seleção também, a parada das castas e etc, nossa eu sou uma ignorante! haha mas agora eu já seeeei graças a você e vou sair me gabando por aí :p adorei o post!

    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Fernanda, muito obrigado pela visita, fico feliz de saber que o post foi útil pra você rsrsrs
    Eu também nunca soube muito bem o que era uma distopia, tive que pesquisar bastante pra aprender, aí decidi passar o conhecimento pra galera. Manda o link do seu blog pra eu fazer uma visita.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Suelen, vou fazer uma visita no seu blog também.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Já li 2 distopias (A Revolução dos Bichos e Jogos Vorazes) mas Jogos Vorazes foi quem me fez ver o quão perfeito é este gênero.
    Achei seu blog porque também estou participando do amigo secreto entre blogs... seguindo :)
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito de livros distópicos, mas não li muitos, mas minha lista de futuras leituras sempre cresce. Acho que foi um tema que deu muito certo pra mim. Gostei muito do seu post.
    Adorei seu blog, também estou participando do amigo ocultodos blogueiros e vim conhecer o seu cantinho! Estou te seguindo!

    Beijos :*
    Claris - http://plasticodelicblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ahh adoro distopias, quando comecei a ler o gênero já procurei saber o que significava porque sempre vinha alguém perguntar. Já li todos da série Feios, Estilhaça-me, Destino, Travessia e Starters *--* . Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oiee, tudo bem?

    Participo do amigo secreto e vim fazer uma visitinha :)

    Depois que li Jogos Vorazes, distopia virou um dos meus temas favoritos, sou louca por livros que falam desse assunto ♥

    A hospedeira também é um livro que eu ameeeeei muuuito, mas não gostei muito do filme *-*
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Distopia é realmente um ótimo gênero.
    Muito obrigado pela visita.
    Já visitei seu blog :D

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pela visita, vou passar no seu blog também :D

    ResponderExcluir
  21. Obrigado pela visita.
    Vou passar no seu blog :D

    A hospedeira é legal, só é meio enrolado o livro. O filme foi péssimo mesmo :)

    ResponderExcluir
  22. Oi Elton!

    Sou lá do amigo secreto de blogueiros :)

    Eu tenho todos os três livros de Jogos Vorazes, mas ainda não li.

    Mas, agora fiquei curiosa pra ler algo nesse gênero, também tenho um livro chamado A Seleção. Ótimo post, eu ainda tinha algumas dúvidas quanto a Distopia =)

    Beijoos!

    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir