Google+ O Elton Max: Vamos falar de distopias ?

Social Icons

terça-feira, 21 de maio de 2013

Vamos falar de distopias ?



Oi pessoal, tudo bem com vocês ?
Hoje estava falando com um leitor do blog, e ele me pedia dicas de livros de ação, com aventura etc. Logo citei distopias e recebi uma lista de perguntas do tipo :" O que é uma distopia ?", "São livros de apocalipse ?", "São livros femininos ?". Então decidi fazer uma postagem aqui falando um pouco mais sobre o assunto.
'Bora' discutir ?





O que são distopias ?

Decidi começar pela pergunta mais frequente. Pra saber o que é uma distopia, você precisa saber o que é uma utopia primeiro, já que a distopia é simplesmente o oposto da utopia.

Utopia é basicamente aquele universo maravilhoso, futurista ou simplesmente paralelo. Geralmente é retratada como uma sociedade altamente desenvolvida e que funciona. Não é atoa que a origem da palavra 'utopia vem do grego οὐ, "não" e τόπος, "lugar", portanto, o "não-lugar" ou "lugar que não existe".



-Tá bom Elton, então se a distopia é o contrário de utopia, então a distopia é uma sociedade imperfeita, ou seja, o que a gente vive atualmente. Certo ?

Quase isso. A distopia é geralmente retratada como uma sociedade que tenta ser 'utópica', mas não consegue. Totalitarismo, ditadura,autoritarismo e controle abusivo e absoluto, são características  da distopia.

Pense em uma sociedade que parece perfeita, todos são aparentemente felizes e conseguem sobreviver, mas por trás disso, todos são absolutamente controlados por um governo. As ações são medidas e nada pode sair do lugar. Isso é uma distopia, uma sociedade que parece que funciona, mas na verdade é o contrário.

Geralmente as histórias distópicas, apresentam alguma ligação com o mundo real, com uma espécie de crítica.


Exemplos de livros distópicos 

Cena de Jogos Vorazes [Filme baseado na obra de Suzanne Collins]


Temos vários exemplos na literatura atual, como 'Jogos Vorazes', que é um grande sucesso e retrata claramente uma distopia. Além disso temos a série 'Feios', que apresenta uma distopia em que todos devem ser perfeitos, 'Legend', 'A Hospedeira'... Entre outros.

Existem livros nacionais distópicos também e posso citar o 'Cyber Brasiliana', que mostra um Brasil dominante na economia e uma realidade alternativa na internet.


Enfim, espero ter esclarecido algumas coisas pra algumas pessoas.
Nos vemos na próxima postagem.
Abraços.

24 comentários:

Postar um comentário