Google+ O Elton Max: Resenha - Extraordinário de R.J. Palacio

Social Icons

domingo, 3 de março de 2013

Resenha - Extraordinário de R.J. Palacio

Olá, hoje teremos aqui a resenha escrita do livro Extraordinario de R.J. Palacio.
Vamos ao que interessa, não ?

Livro: Extraordinário (Wonder)
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Linguagem: YA (Juvenil, simples)
Onde comprar: Submarino - Saraiva

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.





Extraordinario nos apresenta o Auggie (já sou intimo, com licença), que é um menino extraordinario, mas que nasceu com uma deformidade no rosto. Essa deformidade foi causada por uma doença genética, extremamente rara, tipo 1 em 1 milhão de bebês nascem com essa caracteristica. A expectativa de vida do August era muito curta, na verdade não passava da primeira noite de vida, mas ele surpreendeu a todos, passando por diversas cirurgias de correção durante a infância.

O livro já nos mostra August com 10 anos de idade, em um dilema: Entrar para escola. Até então, devido aos aparelhos que a August precisava para sobreviver, ele havia estudado em casa, uma pratica meio comum nos Estados Unidos. Porém chegou o momento em que August já poderia frequentar uma escola e seus pais, mesmo superprotetores, decidem que isso seria bom para ele. August é um menino forte, decidido e de personalidade e não queria enfrentar o preconceito na escola, mas depois de muito discutir, acaba aceitando a empreitada.



August passa para uma escola particular super concorrida, mesmo fazendo o teste sem saber exatamente para que servia, o que mostra que Auggie não tinha nenhuma deficiência ou atraso mental, seu único "problema" era realmente a deformação no rosto.

Então, seguimos os passos de August na escola, em 8 visões diferentes, incluindo o próprio August. Temos a visão do August, de sua irmã Olivia, do namorado dela, de seus novos amigos na escola etc.  Tudo é feito de forma excelente, para nos dar uma visão total da historia e para esclarecer qualquer mistério.

O livro tem um começo e fim muito bem planejados e não parece nem de longe, o primeiro livro de uma autora.

Extraordinário realmente é Extraordinário, um dos melhores do ano e passa uma mensagem maravilhosa para os leitores. Tenho certeza que você não vai terminar de ler o livro e continuar sendo a mesma pessoa que começou a lê-lo.  ;)



Qualquer semelhança com O Diário de um Banana, não é mera coincidencia.

Ah, pontos para os personagens brasileiros e para as ilustrações;D

COMPRE E LEIA!!!

Nota para o livro:  *****


Resenha em vídeo: 

1 comentários:

  1. Assim que terminar o livro que estou lendo vou ler o Extraordinário! Estou doido pra começar! ^^

    ResponderExcluir